Com as pessoas passando mais tempo em casa para se proteger do Covid-19, outro grande vilão da saúde pode aparecer: o sedentarismo. Neste texto blog, daremos algumas dicas para que você se mantenha em movimento e permaneça saudável.

Por que o tempo a mais em casa pode provocar o sedentarismo?

A resposta para esta pergunta é simples. Durante a rotina habitual, as pessoas andavam mais: para pegar transporte público, para almoçar em um restaurante, para ir aos outros andares do prédio em que trabalham, entre outras atividades. No entanto, o home office, associado às restrições de deslocamento, onde basicamente deve-se sair apenas quando for estritamente necessário, fazem com que as pessoas se mexam menos.

 

Ao falarmos de diversão, algo semelhante acontece. Em um momento tão delicado, é mais que natural recorrer às plataformas de streaming e as várias séries disponíveis, emendando uma “maratona” na outra. Pena que neste caso ninguém sai do sofá, não é mesmo?

Como não ficar sedentário e permanecer saudável?

A boa notícia aqui é que não faltam dicas para que você mantenha o seu corpo saudável, mesmo nesta fase de distanciamento social. Aqui estão algumas delas:

  • Exercícios em casa: é possível realizar algumas atividades em qualquer espaço, por menor que ele seja. Polichinelos, pular corda e alongamentos são só alguns exemplos. No entanto, vale sempre lembrar: respeite os limites do seu corpo e vá aos poucos. Se está há bastante tempo sem se exercitar, faça treinos curtos para prevenir lesões e outros possíveis problemas.
  • Postura correta ao sentar: é importante estar atento ao modo de sentar durante este período de home office. Para garantir isso, se possível, invista em equipamentos de escritório adequados, como cadeiras e racks. Assim, você previne problemas na coluna e também a tendinite, muito comum em quem utiliza o computador regularmente.
  • Alimentação: com o tempo a mais dentro em casa, estamos mais perto das guloseimas que tanto amamos, como biscoitos e sobremesas que naturalmente “beliscamos” durante o trabalho. No entanto, controle as “escapadinhas” e mantenha uma alimentação equilibrada. Aproveite o momento para pesquisar receitas saudáveis e gostosas e planeje a sua alimentação durante a semana. Evite ainda as tentações dos apps de entrega de comida. Seu corpo e seu bolso certamente irão agradecer!
  • Fisioterapia e RPG: se você possui algum problema crônico na coluna, como a artrose, é importante acompanhá-lo de perto, pois o sedentarismo pode agravá-lo. A Fisioterapia e o RPG, oferecidos na R&F Fisioestética, são excelentes alternativas, agindo para prevenir lesões musculares, promovendo o relaxamento muscular e também a diminuição de contraturas.

 

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, são vários os caminhos para manter-se saudável durante este período de pandemia. Além dos benefícios para o corpo, manter-se em movimento faz bem para a mente, trazendo a tranquilidade necessária para lidar com os desafios que têm surgido. Cuide-se!

Conte com a R&F Fisioestetica para cuidar de você! Neste período de distanciamento social, redobramos o cuidado com pacientes e colaboradores, tendo álcool em gel sempre disponível e maiores intervalos entre as consultas, evitando aglomerações. Clique aqui e saiba mais.

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *