Muita gente ainda não conhece essa técnica, mas a auriculoterapia faz parte da medicina tradicional chinesa, sendo atualmente um ramo da acupuntura, e que trata doenças, desconfortos, dores e desequilíbrios do corpo através da orelha. Além de ser uma terapia extremamente eficaz, pode trazer muitos benefícios para o seu bem-estar.

Conheça um pouco mais sobre esse tratamento com a R&f:

O que é auriculoterapia?

A técnica é realizada através da estimulação de pontos específicos no pavilhão auricular (ouvido), pode estar interligada a doenças e dores em que são diagnosticados através desses pontos, que quando estimulados, liberam estímulos no corpo inteiro ajudando a encontrar o equilíbrio.

Pontos auriculares são áreas específicas da superfície auricular que refletem fielmente a atividade funcional de todo o organismo. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha.

Em caso de alguma doença, as reações se manifestam no ponto ou área específica da região comprometida, através de mudanças morfológicas, da coloração da pele, dor à palpação, presença de edemas ou nodulações, mudanças na resistência elétrica ou presença de pequenos vasinhos.

Todas estas reações podem aparecer antes mesmo que a enfermidade se manifeste, e também desaparecer depois da cura da doença. Os pontos diagnosticados como positivos são selecionados para o tratamento.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento é realizado através de estímulos produzidos por agulhas, esferas metálicas, sementes de mostarda e eletroestimuladores.

Ao estimular um ponto auricular podemos nos deparar com diferentes manifestações, como sensação de corrente, energia que corre pelo corpo, calor que corre pelo pavilhão da orelha e que se reflete em partes específicas do corpo. O paciente deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando molhar ou deslocar o esparadrapo. As esferas colocadas podem permanecer por um período máximo de 1 semana, e observamos por um período mínimo de 24 horas com a orelha livre para repetir o tratamento.

Na maioria das vezes, a auriculoterapia é indicada quando o paciente não deseja ou está impedido de tratar com agulhas de acupuntura, e também como complemento a essa terapia para continuar o tratamento em casa.

Doenças tratadas pela auriculoterapia

São diversos problemas que podem ser tratados através desse procedimento, entre eles: dores por torções e distrações musculares. Doenças reumáticas, respiratórias, cardíacas e digestivas. Também podem combater questões hormonais como obesidade e anorexia, e psicológicas como ansiedade e expressão. Além disso, auxiliam no tratamento de hipertensão, vertigens.

Conheça a R&F Fisiostética

Localizada no Recreio dos Bandeirantes a R&F Fisioestética é um espaço dedicado a atender, tratar e cuidar de cada cliente dentro de suas necessidades individuais.

Com uma equipe multiprofissional, especializada e compromissada com a excelência, o intuito é sempre promover um atendimento personalizado em busca da saúde e bem-estar. Clique aqui para conhecer nossos serviços de alta qualidade, correlacionando soluções de saúde e estética, por meio de um relacionamento humanizado.