benefícios da fisioterapia

Os benefícios da Fisioterapia aparecem tanto na prevenção de fraturas e lesões como também para tratá-las. Neste blog, falaremos um pouco sobre este assunto. 

São inúmeros os motivos para que você procure uma clínica ou um spa que possua um fisioterapeuta especializado. As vantagens são percebidas de maneira rápida, principalmente quando o tratamento é incluso em sua rotina.

Entre as várias aplicações da fisioterapia, podemos citar: 

    • Melhora na postura: em nosso dia-a-dia, nossa coluna vai se adaptando à maneira como realizamos as atividades cotidianas. E como ela sofre: nos sentamos na cadeira do escritório da maneira errada, trabalhamos o dia todo e quando chegamos em casa, nos jogamos no sofá para assistir TV.  A correção deste problema é feita de modo gradual, para evitar dores na parte lombar ou cervical da coluna.
    • Tratamento/prevenção de doenças crônicas: um aspecto pouco abordado é o da fisioterapia respiratória, que é uma área extremamente importante para recuperação do quadro clínico do paciente. Age por meio de intervenções não invasivas, que contribuem para eliminar as secreções que dificultam a respiração.As manobras fisioterapêuticas podem ajudar pacientes de todas as faixas etárias, de crianças a idosos, melhorando a função pulmonar e gerindo a troca efetiva de oxigênio.
    • Controle da insônia: sabemos que a insônia é um problema que pode ser causado por vários motivos, como o bruxismo, os problemas respiratórios, a má simetria corporal, além da síndrome das pernas inquietas, distúrbio que se caracteriza por alterações da sensibilidade e agitação motora involuntária dos membros inferiores, podendo afetar os braços em casos mais graves.Alguns processos fisioterapêuticos são capazes de tratar esses problemas e garantir uma boa qualidade de sono ao paciente.
    • Redução de medidas corporais: a fisioterapia dermato-funcional pode agir na redução de medidas corporais, combatendo as famosas gordurinhas localizadas, além de melhorar os aspectos da pele e garantir uma aparência estética alinhada aos desejos dos pacientes. Pode contar com o auxílio de técnicas de congelamento da gordura(criolipólise), contribuindo para um resultado satisfatório.

Fisioterapia geriátrica

Quando se trata da Melhor Idade, os benefícios da fisioterapia merecem um espaço mais do que especial. A partir dos 60 anos, é comum que as pessoas sintam alguns incômodos no que diz respeito às articulações.

Uma aplicação conhecida do tratamento é no caso de fratura de colo de fêmur, que leva a cirurgia e deixa o idoso acamado. A metodologia prioriza a reestruturação da coordenação das funções do corpo, o equilíbrio, o fortalecimento muscular, reflexos posturais, flexibilidade, entre outros fatores.

Os resultados alcançados irão variar de acordo com as particularidades de cada caso. O mesmo vale para o planejamento das sessões e aplicações, que irá considerar o quadro clínico do paciente.

A fisioterapia geriátrica ainda pode contribuir para o não surgimento ou o controle de distúrbios neurológicos, como o Mal de Parkinson. Neste caso, o tratamento é uma ótima maneira de manter o problema sob controle e evitar uma maior deterioração da capacidade motora, por meio de uma abordagem musculoesquelética e neuromuscular.

Por fim, a fisioterapia também é capaz de renovar a autoestima, evitando que o idoso sofra de ansiedade ou depressão, problemas comuns nesta etapa da vida.

Cuide mais para viver melhor! 

Como vimos ao longo deste texto, a Fisioterapia traz inúmeras vantagens para quem a prática. Sendo assim, desfrute de todos os benefícios da fisioterapia no seu dia-dia! Muito além do tratamento de lesões, a técnica permite que você tenha uma maior qualidade de vida, impactando diretamente na saúde e disposição! Faça esta experiência, que certamente você irá notar a diferença! 

Conte com a R&F Fisioestética para cuidar de você! Para acessar outros conteúdos do nosso blog, clique aqui

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *