Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida e saúde a terceira idade, a fisioterapia é uma das práticas mais importantes e indicadas para prevenir, corrigir e recuperar funções relacionadas a nervos, ossos e articulações, que em paralelo a tratamentos médicos, oferecem bem-estar e muitas melhorias na rotina diária do idoso.

Separamos seis benefícios adquiridos pela fisioterapia e e dicas de como aproveitá-los. Vamos lá?

1.Manter e Recuperar a Força

O objetivo principal é preservar e recuperar a força e resistência que ainda existem, através de exercícios equilibrados e personalizados para cada caso que são montados pelo fisioterapeuta, visando um fortalecimento gradativo e saudável.

2. Melhorar o equilíbrio e a coordenação

Um dos fatores mais comuns e graves na terceira idade são as quedas, que resultam em lesões e fraturas com recuperações muito lentas e acontecem geralmente devido a diminuição dos reflexos de coordenação e equilíbrio. Sendo assim, os exercícios fisioterapêuticos podem ajudar a melhorar esses fatores.

3.Diminuir as dores

As dores muitas vezes impossibilitam atividades rotineiras dos idosos. Com o auxílio da fisioterapia, alguns exercícios conseguem aliviar membros e regiões afetadas. Por isso, os alongamentos e acupunturas são grandes aliados para alcançar esse objetivo.

4. Preservar a Flexibilidade

Um item essencial e que muitas vezes é esquecido pelos mais velhos, é a preservação da flexibilidade. Esse fator está interligado diretamente à saúde das articulações e músculos, que gera mobilidade e qualidade de vida, além de corrigir posturas que trazem melhorias para o dia a dia.

5. Prevenir doenças respiratórias

Problemas respiratórios são comuns na terceira idade, e a fisioterapia respiratória é o método mais indicado para uma melhor e mais rápida reabilitação do idoso. Sendo assim, as técnicas de reexpansão torácica, reeducação respiratória e fortalecimento da musculatura expiratória devem ser realizados para manutenção da função pulmonar.

6. Gerar Independência

Todos esses itens em conjunto promovem uma independência na rotina diária do idoso. O fisioterapeuta faz um estudo sobre o histórico de saúde e as condições físicas para que cada indivíduo realize suas tarefas de forma independente.

Conclusão

Como vimos, a fisioterapia é capaz de proporcionar um ganho significativo em termos de qualidade de vida. Procure um profissional qualificado para analisar o caso e apresentar as melhores alternativas.

Sobre a R&F

A R&F Fisioestética fica situada no Recreio dos Bandeirantes. Conte com a nossa estrutura para cuidar de você! Neste período de distanciamento social, redobramos o cuidado com pacientes e colaboradores, tendo álcool em gel sempre disponível e maiores intervalos entre as consultas, evitando aglomerações. Clique aqui e saiba mais.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *